MOVAD 2010

sábado, 16 de outubro de 2010

25 ANOS DE MOVAD NA PROVÍNCIA N. SRA. DAS NEVES I

ONDE O REINO CHEGA TUDO SE TRANSFORMA

“VEM E VÊ” (Jo 1, 46b)


                                                        Ir. Vilma Lúcia de Oliveira, FDC
                                                                      
                        

INTRODUÇÃO

O Movad, Movimento Vocacional das Filhas do Amor Divino da Província Nossa Senhora das Neves, é uma recente iniciativa que tem a sua origem no Governo Provincial de Ir. M. Clemens Santa Cruz Montenegro ( triênios 1975/1977 e 1978/1980). “Venha e veja” era o chamado oficial do nascente movimento.

Para a história, a expressão MOVAD, aplicada aos tempos precedentes, antes de 1975, não tem significação nenhuma, simplesmente não existia. Tal expressão adquire legitimidade, em primeiro lugar na medida em que é identificada, a partir de 1975, como uma nova atividade pastoral e, em segundo lugar, na medida em que se é possível fazer corresponder a esse tipo de atividade à animação vocacional que se verifica não só em nossa Família Religiosa como também em outros estamentos da consagração como o Sacerdócio Ministerial. 

Não pretendo fazer aqui a história do Movad, mas apenas uma rápida reflexão sobre os seus inícios e o seu lugar na História de nossa Província. É uma tentativa de análise, em linhas gerais, de um fenômeno particular, mas que impregnou toda a vida da Província Nossa Senhora das Neves. 

É uma reflexão a partir de uma experiência, também pessoal, testemunho que pode ajudar no processo da legitimação histórica do referido movimento, uma vez que também participei ativamente dos seus primeiros passos. Assim, tento dar o meu contributo para uma futura formulação de sua história. Trata-se de um testemunho verbal de uma velha vivência, que tem nas suas bases uma causa sempre nova, a vocação de Filha do Amor Divino e um questionamento que pretende ser o elemento crítico para a provável atualização do seu próprio agora: para que trabalhar no e com o MOVAD se não deixamos o seu espírito trabalhar em nós? Se são poucos os chamados, é porque não são numerosos os transmissores do chamamento . 

Então não se trata de ler o MOVAD como uma idéia ou uma atividade distante da essência de nossa identidade, mas de algo que pela sua abrangência e significado atua em cada uma de nós e conseqüentemente na evolução da Província Nossa Senhora das Neves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário